Como ficam as transmissões do Brasileirão após o acordo da Globo com a LFU? Saiba detalhes.
![]() |
| Grupo Globo terá 9 de 10 jogos transmitidos, sendo 8 deles exclusivos. Foto: Reprodução/TV Globo |
No último dia 31/01, o Grupo Globo oficializou o acordo com a Liga Forte União para a transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro para o período 2025-2029. A LFU conta com 11 times participantes da Série A, sendo eles Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco. Como a empresa carioca já havia fechado um acordo anterior com a LIBRA (Liga do Futebol Brasileiro), com os outros 9 times da primeira divisão - Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória -, os canais poderão transmitir jogos dos 20 times que compõem a elite do futebol nacional. Mas e agora, como ficam as transmissões do Brasileirão a partir deste ano? O Onde Vai Passar? explica nesta postagem.
(quase) Tudo como antes
![]() |
| Plataformas da Globo terão maior oferta de jogos do Campeonato Brasileiro. Foto: Reprodução/Globo |
TV Globo, SporTV e Premiere exibirão ao todo nove das dez partidas da rodada, sendo oito delas exclusivas destes canais, mantendo assim a maior oferta de jogos do torneio. Com a entrada do grupo de mídia, a LFU terá grande arrecadação de direitos de TV no próximo quadriênio, alcançando quase R$ 2 milhões. A plataforma de streaming Globoplay também transmitirá os jogos.
A falta de um jogo nas plataformas pagas do grupo já não é novidade, pois até 2024, o Athletico Paranaense vendia seu jogo como mandante de forma separada, tendo exibição na TNT e no YouTube da Cazé TV para membros, além de sua plataforma própria, a Rede Furacão. A equipe do Sul do Brasil foi rebaixada para a Série B desta temporada e as negociações para a transmissão da segunda divisão seguem em andamento.
Exclusivo no streaming e com Galvão Bueno
![]() |
| Galvão Bueno será a voz do Amazon Prime Video nas transmisões do Brasileirão. Foto: Reprodução/Amazon |
O único jogo que os canais da Globo não poderão transmitir é o exclusivo do Prime Video. A plataforma da Amazon adquiriu direitos de um jogo por rodada, que não será compartilhado com os outros detentores. A narração, inclusive, fica a cargo de Galvão Bueno, nome histórico da Rede Globo, que fez seu último projeto na emissora no início deste ano, no "Craque da Voz", quadro do "Esporte Espetacular". Galvão, por sua vez, também assinou com a Band para as transmissões da Fórmula 1, substituindo o narrador Sérgio Maurício.
Quem se deu bem nisso foi a... AMAZON!
O Prime Video, por sinal, será o único lugar a transmitir os 10 jogos por rodada do Brasileirão. Além do jogo exclusivo, já citado anteriormente, a Amazon também comercializa o pacote do Premiere para ser assinado e assistido dentro da plataforma, assim como faz com outros streamings, como Max e Telecine, por exemplo. Portanto, quem procurar praticidade e quer assistir aos jogos sem precisar trocar de aplicativo, o Prime será o lugar ideal para isso.
Mais jogos em TV aberta
![]() |
| RECORD também transmitirá jogos em TV aberta. Foto: Reprodução/RECORD |
Diferentemente dos últimos anos, a TV Globo não transmitirá os jogos do Brasileirão sozinha na TV aberta. Isso porque a RECORD já havia comprado os direitos de jogos dos times da LFU, para exibição em sinal aberto nacional. A emissora paulista já anunciou os horários das transmissões, que serão diferentes da sua principal concorrente. Enquanto a Globo exibe os jogos às 21:30 de quarta e às 16:00 de domingo, a RECORD também passará suas partidas nas quartas e domingos, mas às 19:30 e 18:00, respectivamente. Os jogos também serão exibidas nas plataformas digitais do Grupo: o portal R7 e o aplicativo PlayPlus.
CazéTV também "entra em campo"
![]() |
| Casimiro também será "figurinha carimbada" nesta edição do Brasileiro. Foto: Divulgação/CazéTV |
O YouTube adquiriu o mesmo pacote e exibirá no streaming gratuito o mesmo jogo da TV comandada por Edir Macedo. A produção ficará por conta da CazéTV, mantida pela LiveMode em parceria com o streamer Casimiro Miguel, tendo como narrador principal, Luiz Felipe Freitas.
O canal já transmitia, até o ano passado, os jogos do Athletico-PR para membros. Para assistir, o inscrito precisava também ser um "membro", pagando um pequeno valor de R$ 1,99 por mês. Agora, até 2027, a CazéTV não precisará cobrar para exibir as partidas, além da possibilidade de exibir jogos de outros times. Vale lembrar que Casimiro é torcedor declarado do Vasco, então é de se esperar uma parcialidade do principal rosto do canal (coisa de um apaixonado pelo Cruz-Maltino).
Com TV Globo, Record e CazéTV, o Brasileirão terá 76 jogos disponíveis gratuitamente, 20% do total. É o maior número de jogos exibidos em sinal aberto no atual formato de pontos corridos. Uma boa notícia para quem não quer ou não pode assinar diversos streamings ou pacotes de TV por assinatura.
Restrição para a Globo na TV aberta
![]() |
| RECORD não poderá ser incomodada pela Globo na TV aberta. Foto: Divulgação/RECORD. |
Apesar de a TV Globo poder transmitir partidas em sinal aberto, a emissora não poderá transmitir a mesma partida que RECORD e CazéTV na plataforma. Apesar de estas partidas estarem asseguradas também para o grupo sediado no Rio de Janeiro, elas deverão ser transmitidos apenas pelo Premiere, no sistema Pay-Per-View. Isso acontece para manter uma competição justa entre as concorrentes, já que o canal paulista adquiriu anteriormente os jogos da Liga Forte União para exibição em TV aberta nos próximos dois anos.






Comentários
Postar um comentário